G1 – Mãe cria tirinhas com as frases ditas pelos filhos e faz sucesso na web

Compartilhe

Mãe cria tirinhas com as frases ditas pelos filhos e faz sucesso na web

Mulher mora em Caruaru e eterniza conversas inusitadas com as crianças.
‘Família em Tiras’ tem mais de 19 mil seguidores e relatos de todo o país.

Paula CavalcanteDo G1 Caruaru

Tirinha feita pela servidora pública Julianna Rodrigues (Foto: Família em Tiras/ Divulgação)
Servidora pública recebe sugestões de outras famílias do país (Foto: Família em Tiras/ Divulgação)

“Mãe, por que a lua sempre segue a gente?”. A pergunta foi feita pelo pequeno Pedro Rodrigues quando tinha quatro anos. Quem convive com crianças sabe a quantidade de questões inusitadas que podem surgir durante uma conversa ou um passeio em família. Foi a partir desses diálogos que a servidora pública Julianna Rodrigues, de 37 anos, encontrou inspiração para fazer tirinhas e eternizar momentos. Já são mais de 19 mil pessoas que seguem a página Família em Tiras, criada para compartilhá-los.

Julianna Rodrigues (Foto: Paula Cavalcante/ G1)
‘Resolvi fazer um registro diferente’, diz
Julianna Rodrigues (Foto: Paula Cavalcante/ G1)

Em Caruaru, a mãe de Pedro Rodrigues, de 7 anos, e Luísa Rodrigues, de 4, conta ao G1 que desde que os filhos eram pequenos ela anotava falas dos filhos que achava interessantes ou engraçadas.

(O tema desta matéria foi sugerido pelo VC no G1. Encaminhe também sua sugestão aqui).

Julianna começou então a postar em uma rede social as frases das crianças. “Os amigos adoravam, curtiam, diziam que eu devia escrever um livro. Aí resolvi fazer um registro diferente dessas histórias e veio a ideia de fazer os quadrinhos”.

Ela lançou a página “Família em Tiras” em maio do ano passado. “No começo, a ideia era postar as historinhas dos meus filhos mas em menos de um mês eu já tinha mais de mil seguidores e comecei a receber as histórias de outras famílias”, detalha. Hoje já são mais de 19 mil seguidores no Facebook e mais de dois mil no Instagram. “Fico extremamente feliz. Recebo muitas mensagens. É uma forma especial de eternizar as histórias”.

Julianna Rodrigues e os filhos Pedro e Luísa (Foto: Paula Cavalcante/ G1)
Julianna Rodrigues e os filhos Pedro e Luísa (Foto: Paula Cavalcante/ G1)

Para a servidora, que recebeu em julho o convite de um blog para postar os quadrinhos, as histórias proporcionam uma experiência de aprendizagem. “A gente deve escutar a criança, prestar atenção no que elas falam. Elas são pequenas, mas nem por isso têm ideias pequenas. Eu digo para as pessoas que anotem as conversas, que é uma forma de não se perder no tempo, pois quando crescerem vão rir das histórias. É um registro importante que fica”, pontua.

Produção
Julianna destaca que sempre foi apaixonada pelo universo infantil. Na possibilidade de transformar as histórias em tirinhas, começou a pesquisar sobre o gênero textual. “Busquei na internet sobre ‘como fazer tirinhas'”. No começo, os quadrinhos eram mais produzidos em preto e branco. “Agora elas têm um toque mais colorido. Até agora tenho aprendido muito a trabalhar com a imagem. Venho sempre tentando melhorar”, diz.

Produtos personalizados feitos por Julianna Rodrigues (Foto: Paula Cavalcante/ G1)
Servidora recebe encomendas de produtos
personalizados (Foto: Paula Cavalcante/ G1)

Em uma pasta do notebook, Julianna salva todos os modelos já produzidos. Quando recebe um pedido para fazer um quadrinho, já começa a imaginar a cena, o personagem, e conta com ajuda da própria família da criança.

“Às vezes eu pergunto algumas características: se usa óculos, se é gordinho, se tem olho azul. Ou então quando recebo o pedido da tirinha vou no perfil da pessoa e vejo se tem alguma foto. A intenção não é o retrato, eu coloco uma característica ou outra”, conta.

Planos
Por enquanto, as tirinhas são apenas um hobby da servidora pública. “Tenho o plano de fazer um livro, em um futuro breve, com as melhores tirinhas. Não vejo como trabalho, é diversão. Me divirto muito com as histórias.”

Tirinhas feitas pela servidora pública Julianna Rodrigues (Foto: Família em Tiras/ Divulgação)Tirinhas feitas pela servidora pública Julianna
(Foto: Família em Tiras/ Divulgação)

Dividindo o hobby com a atenção para os filhos, marido e a rotina de trabalho, a servidora conta que sempre tenta conciliar as atividades.

“Eu faço muito corrido. À noite eu tô sempre com o notebook e o celular, os meninos reclamam um pouco porque eu tenho que atender as mensagens e parar para fazer. Enquanto meu marido tá assistindo a um filme, estou no notebook. Estou fazendo a tarefa com um [dos filhos] e com notebook. Sempre para conciliar o tempo”, relata Julianna.

Pedro e Júlia já se adaptaram tanto à produção das tirinhas que sugerem algumas para a mãe. “Quando eles falam algo mais engraçado, já dizem ‘mãe, faz uma tirinha’. E querem que eu leia as outras histórias para eles”, fala.

Mãe cria tirinhas de diálogos com filhos e faz sucesso nas redes sociais (Foto: Família em Tiras/Divulgação)Família em Tiras faz sucesso nas redes sociais (Foto: Família em Tiras/Divulgação)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *